segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As empresas controlam realmente seus investimentos em treinamentos?

Sabemos que no Japão o tempo investido em treinamento chegam a 20% ou mais do tempo total de trabalho.

Os sistemas de qualidade das empresas japonesas se destacaram no mundo, e o treinamento sempre representou um importante pilar para o desenvolvimento dos sistemas de qualidade das empresas japonesas. vejam interessante artigo que aborda a empresa Toyota:
http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=327

Além da participação nos inúmeros cursos de curta duração as empresas investem considerável tempo no treinamento de seus funcionários.

Quando um funcionário está aprendendo algo no seu ou em outro departamento da empresa, ele não deixa de estar em treinamento.

Ocorre que as empresas apenas controlam os treinamentos que são ministrados por firmas especializadas mas os internos não são, ou são insufientemente reportados.

Cada minuto envolvido no aprendizado, reciclagem ou qualquer tipo de relação que possa auxiliar a nos posicionarmos melhor na empresa não deixa de ser um treinamento.

Treinamentos devem ser registrados no prontuário dos funcionários e passarem a fazer parte das estatísticas oficiais da empresa. As estatísticas devem analisadas, avaliadas, devem ter metas e fazerem parte de um programa estruturado.

Algumas empresas ao organizarem seus treinamentos passam a chamar essa área de Academia ou Universidade corporativa. Por exemplo se este Blog fosse uma grande empresa poderíamos ter a Academia Bog do Treinamento ou Unidade Corporativa Blog do Treinamento.

Nossa resposta para a pergunta acima é que as empresas não controlam bem seus investimentos em treinamentos, salvo exceções, pois é fundamental que as horas investidas em treinamentos efetuados com recursos próprios ou junto a empresas especializadas sejam igualmente reportados .

Outro fator importante é que depois do treinamento ser efetuado é essencial avaliar o retorno do investimento, nessa fase deve-se avaliar e obter evidências de como o treinamento está sendo aplicado e gerando benefícios.

Muitas outros aspectos importantes nessa área merecem destaque. Os abordaremos oportunamente.

Um comentário:

  1. Professor Ari, boa tarde.

    Parabéns pela idéia do blog, com certeza será um grande sucesso.
    Gostaria que entrasse em contato através do e-mail andreanderson.consultor@yahoo.com.br, para uma possível parceria de divulgação de cursos e dependendo de sua disponibilidade até para ministrar cursos para o instituto 3G.
    Grato,
    André Anderson.

    ResponderExcluir